Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies.
Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo. As hifas podem ser de dois tipos: cenocíticas e septadas . Hifas cenocíticas são tubos contínuos, em divisões transversais, preenchidos por uma massa citoplasmática com centenas de núcleos. Hifas septadas apresentam paredes transversais delimitando compartimentos celulares com um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual . Os septos são incompletos, apresentando um orifício central que põe em comunicação direta os citoplasmas de células vizinhas. A parede das hifas é constituída basicamente de polissacarídeo quitina.As hifas que constitui o micélio pode crescer indefinidamente, enquanto houver alimento disponível e condições favoráveis. O crescimento das hifas ocorre apenas nas extremidades , assim, durante o crescimento do fungo, a massa citoplasmática prolonga as hifas, fluindo para as extremidades das galerias em construção e, eventualmente, abandonando a mais antigas.
Algunas espécies de fungo são parasitas, vivendo à custa de animais e de plantas vivos. Há espécies que vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios, como é o casão dos fungos que constituem os liquens e as micorrizas.