sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fungos



Características gerais e estrutura dos fungos

Os principais representantes dos fungos são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. São organismos eucarióticos, heterotróficos e, em sua maioria, filamentosos, existindo algumas espécies unicelulares, as leveduras.
Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies.



Organização corporal dos fungos:hifas e micélio

Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, as hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que constitui o corpo do fungo multicelular.
Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo. As hifas podem ser de dois tipos: cenocíticas e septadas . Hifas cenocíticas são tubos contínuos, em divisões transversais, preenchidos por uma massa citoplasmática com centenas de núcleos. Hifas septadas apresentam paredes transversais delimitando compartimentos celulares com um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual . Os septos são incompletos, apresentando um orifício central que põe em comunicação direta os citoplasmas de células vizinhas. A parede das hifas é constituída basicamente de polissacarídeo quitina.As hifas que constitui o micélio pode crescer indefinidamente, enquanto houver alimento disponível e condições favoráveis. O crescimento das hifas ocorre apenas nas extremidades , assim, durante o crescimento do fungo, a massa citoplasmática prolonga as hifas, fluindo para as extremidades das galerias em construção e, eventualmente, abandonando a mais antigas.



Nutrição de fungos

Os fungos apresentam nutrição heterotrófica e utilizam grande variedade de fontes orgânicas de alimento. A maioria das espécies vive no solo, nutrindo-se de cadáveres de animais ou de plantas. Outras espécies nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e sendo responsáveis pelo apodrecimento de frutas e verduras. Juntamente com bactérias heterotróficas, os fungos são os principais decompositores da natureza e desempenham papel importantíssimo na reciclagem de elementos químicos que constituem a matéria orgânica do planeta.
Algunas espécies de fungo são parasitas, vivendo à custa de animais e de plantas vivos. Há espécies que vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios, como é o casão dos fungos que constituem os liquens e as micorrizas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bommm....

Anônimo disse...

Muito Bom... Gosteiii...