sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Reprodução dos Fungos

Assexuada

A maneira mais simples de um fungo filamentoso reproduzir-se assexuadamente é por fragmentação: micélio fragmenta-se originando novos micélios, com exceções das leveduras que se reproduzem por brotamento ou germinação.
Muitos fungos reproduzem-se assexuadamente por esporulação, com formação de células haplóides dotadas de paredes resistentes, os esporos. Um exemplo de reprodução assexuada por esporulação podemos citar a do zigomiceto Rhizopus sp.

Sexuada


Zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos – os fungos verdadeiros apresentam processo de reprodução sexuada em que ocorre função de núcleos celulares haplóides, com formação de zigotos diplóides, que dividem-se por meiose para formar células haplóides que se diferenciam em esporos.
Muitas espécies de fungos apresentam formas sexuais distintas designadas pelos sinais + e -.
A reprodução sexuada dos fungos começa pela fusão de hifas, a plasmogamia.


Existem alguns tipos de ciclos sexuais:
Ciclo Sexual em zigomicetos – que tem inicio com a produção de um hormônio, o ácido trispórico por hifas compatíveis próximas.
Ciclo Sexual em ascomicetos – que tem inicio com a germinação de um esporo.


Ciclo Sexual em basidiomicetos – passa por duas fases distintas uma em que as hifas são monocarióticas e outras constituídas por hifas caridioticas.




Nenhum comentário: