sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Principais grupos de fungos

Filo Chytridiomycota (quitridiomicetos ou mastigomicetos)





O filo Chytridiomycota reúne fungos em sua maioria aquáticos, que apresentam flagelos em algum estagio do ciclo de vida. Nenhum dos outros grupos de fungos apresenta flagelo. Como os outros fungos, os quitridiomicetos apresentam quitina em sua parede celular e armazenam glicose. Algumas espécies são unicelulares, mas na maioria é filamentosa com hifas cenocíticas.
Muitas espécies de quitridiomicetos e de oomicetos são saprofágica, decompondo cadáveres de plantas e animais.




Filo Zygomycota

O filo Zygomycota reúne fungos que não formam corpo de frutificação durante os processos sexuados. Eles são também os únicos fungos multicelulares, além dos citridiomicetos, a apresentaremhifas cenocíticas; todos os outros têm hifas septadas.
Reúne espécies de vida livre, como Rhizopus sp., um bolor negro que cresce sobre superfície úmidas de alimentos ricos em carboidratos, como pão velho, frutas e verduras. Existem também zigomicetos parasitas de protozoários de vermes e de insetos e espécies que formam associações mutualisticas com raizes e plantas, as chamadas micorrizas.



Filo Ascomycota

Os ascomicetos representam cerca de metade das espécies descritas de fungo. Eles caracterizam-se por formar, no ciclo de reprodução sexuada, células especiais em forma de saco, os ascos, de onde provém o nome do filo. No interior dos ascos formam-se esporos sexuais denominados ascósporos. Em certos ascomicetos, os ascos ficam reunidos em corpos de frutificação carnosos chamados de ascocarpos, ou ascomas.
Existem ascomicetos comestíveis como Morchella esculenta, muito apreciado pelos amantes da culinária, e espécies que vivem em associações mutualisticas com algas ou cianobacterias, formando liquens. Na maioria dos liquens, o fungo participante é um ascomiceto.


Basidiomycota


O filo Basidiomycota reúne os fungos que formam, durante o ciclo reprodutivo sexuada, células especiais, os basídios, onde se originam os esporos sexuais.


Filo Deuteromycota


Reúne as espécies de fungo que aguardam melhor classificação, é uma categoria de convivência e tendência a ser extinto: muitos fungos classificados inicialmente como deuteromicetos estão sendo reclassificados principalmente como ascomicetos.O filo deuteromycota foi idealizado, assim, para abrigar os fungos sem processos sexuais conhecidos.

16 comentários:

Unknown disse...

obaaaaaaaa achei a pesquisa que eu queria obrigado aos criadoresssss valeuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Ainda bem que eu achei isso pq se eu não chase e fizesse isso pro meu irmão ele ia me bater

Anônimo disse...

Muito legal o blog, adorei a pesquisa!

Anônimo disse...

Ae chupa rola

Anônimo disse...

AMEI AINDA BEM QUE ACHEI A RESPOSTAS DA PERGUNTA AE!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

obaaaaaaaaaah acgei todas as respostas que eu queria e eu estou digitando isso agora denoite e o trabalho e pra amanha que sorte que eu achei esse blog

Anônimo disse...

queria saber quais os grupos de fungos são esses mesmos?

Anônimo disse...

Guu achase oq queria uu

Anônimo disse...

Gostei, estão bem definidos!!

Anônimo disse...

oi pena q nao explica como é uma buceta

Anônimo disse...

a mesma coisa que tem nesse blog tem no meu módulo de biologia ¬¬

Unknown disse...

uuffa ainda bem q achei se não ia me dar mau no trabalho
exelente blog

Anônimo disse...

Poderia ter falado mais da nutrição de certos grupos.. Mas, excelente explicação!

Anônimo disse...

Q??????

Anônimo disse...

Eu acho rabo doce